segunda-feira, maio 24, 2004

O que é o Orkut?

"Partindo da teoria que diz que qualquer pessoa está a pelo menos seis níveis de separação de todos os outros habitantes do planeta, o Google lançou no início de fevereiro a rede de relacionamentos Orkut , a nova febre da internet. Espécie de clube, o site cria uma teia de relacionamentos que liga pessoas que se conhecem a outras que ainda não se encontraram. Por ser fechado ? só entra quem for convidado por alguém já cadastrado no serviço ? tem despertado a curiosidade dos internautas. Afinal, para que ele serve?

A princípio, para reunir, num mesmo local, os contatos de uma pessoa. Mas o grande barato está em navegar pela rede de amigos dos outros, em busca de conhecidos ou amigos perdidos. O site também serve como mural de recados: os usuários podem mandar mensagens para todos os? amigos dos amigos?. Assim, fica mais fácil alugar um apartamento ou convidar pessoas para uma festa, por exemplo.

O Orkut funciona como um blog. O usuário preenche uma ficha com dados principais, interesse (namoro, amizade ou relacionamento profissional) e contatos (se quiser). O Orkut também pede o upload de uma foto.

Depois de preenchido o cadastro, o usuário pode começar a acrescentar pessoas à sua lista. Nomes e fotos aparecerão sempre do lado direito do site. Ao clicar na foto de alguém, a página da pessoa abre, com o perfil que ela preencheu e, também do lado direito, a lista de amigos. Ideal é juntar conhecidos assim, navegando pela lista dos outros. Está aí o segredo da popularidade: quanto mais amigos tiver o participante, mais popular ele será no Orkut.

O site também serve como um massageador de egos, pois os participantes podem elogiar aqueles que admiram usando ícones: corações para quem é sexy, cubos de gelo para os legais e sorrisinhos (smilies) para os confiáveis. A oferta de agrados é chamada, no Orkut, de distribuir o karma?. Mas o símbolo mais cotado é a estrela de fã, único símbolo que tem link para as páginas de quem o distribuiu. Assim, dá para saber quem é fã de quem.

Para quem deseja entrar na comunidade, uma notícia pouco animadora: não é possível dar uma de penetra. A única opção é esperar pelo convite de um cadastrado. O segredo, aqui, é a arma do sucesso. Não à toa, sites de leilões como o Ebay já oferecem convites por até US$ 10."


Jornal: O GLOBO